O Acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) é um polímero amorfo produzido através de polimerização por emulsão ou massa do acrilonitrilo e estireno na presença de polibutadieno. As propriedades mais importantes do ABS são a resistência ao impacto e a rigidez.
Entre os maiores produtores de ABS (acrilonitrilo-butadieno-estireno) encontram-se a Trinseo, LG Chem, Chi-Mei e Styrolution. A maioria dos produtores de ABS usam geralmente a polimerização por emulsão mas a Trinseo usa polimerização por massa.
O monómero de Estireno confere ao ABS boa processabilidade, o Acrilonitrilo rigidez, resistência térmica e química enquanto o butadieno torna o produto mais resiliente a baixas temperaturas. A alteração da proporção dos componentes do ABS e a adição de aditivos especiais permitem a produção de graus com propriedades específicas. O ABS possui fraca resistência às intempéries pelo que é recomendado para aplicações interiores apenas.
O Acrilonitrilo-butadieno-estireno pode ser geralmente utilizado numa gama de temperaturas de -20°C a +80°C. O ABS é resistente a ácidos aquosos, alcalinos, ácidos hidroclorídricos e fosfóricos concentrados, álcoois e óleos animais, vegetais e minerais mas é atacado por ácidos sulfúrico e nítrico concentrado. O Acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) é solúvel em ésteres, cetonas, etileno diclorídrico ou acetona.
O ABS pode ser processado através de moldação por injeção e extrusão.