Fomos à apresentação internacional do novo BMW X2… ficando em Lisboa, a capital escolhida pela marca alemã para mostrar pela primeira vez aos jornalistas do Mundo inteiro o seu crossover mais pequeno. Conheças as motorizações para solo nacional e os preços do BMW X2.
Utiliza a plataforma do X1 mas mede um pouco menos nas dimensões exteriores e custa um pouco mais. Concretamente, uns 1500 euros entre versões correspondentes. O motivo para este posicionamento de preço superior relativamente ao X1 por parte de um carro mais pequeno é explicado pelo chefe do projeto X2, Ralph Bank: “A diferença de dimensões é mínima. São apenas alguns centímetros. A questão é que este carro é mais desportivo, mais coupé. Surge na sequência do X6 e do X4. É uma espécie de coupé do X1”.
Embora seja, de facto, a versão mais “fashion” do X1 no posicionamento de mercado e esteja vocacionado para um consumidor mais jovem (de idade ou de espírito), o X2 não tem uma traseira tão vincadamente descendente como os seus correspondentes maiores. É bem proporcionado, compacto e estilisticamente sólido.
Os arcos das rodas têm um formato quadrado e a habitual moldura plástica dos SUV, enquanto na traseira aparecem dois escapes de grandes dimensões. Saias laterais bem salientes e uma silhueta equilibrada fazem do X2 um carro com a sua própria imagem dentro da gama X da BMW.
A gama integrará versões de tração dianteira (sDrive) ou integral (xDrive) e soluções de caixa manual de seis velocidades ou automática de oito. Neste segundo caso o X2 passa a adotar o seletor eletrónico conhecido das gamas acima.
No painel frontal, todo ele diferente do que encontramos no X1, surge aqui uma nova instrumentação com tecnologia black panel, assim como o ecrã central tátil.